Cronologia

1913
Nasce Alcides filho do escriturário João Gomes da Cruz e Noemia Silva Gomes da Cruz.
Experimentou a rusticidade do campo nas fazendas: Vila Rica, Valdarno, Santa Ignez, Água Santa, Cedro, Santa Helena, Cavaru, Catete e Pingo D’água em Andrade Cosrta, distrito de Vassouras às margens do Rio Paraíba do Sul no Rio de Janeiro

1926
Começou a estudar pintura.

1931
Com 18 anos de idade Ingressou no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro foi aluno de Eurico Alves e Levino Fanzeres.

1937
Em 30 de novembro, com 24 anos, recebe o titulo de Cirurgião Dentista, pela Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil.

1940
Em 11 de julho, Ingressou no Corpo de Saúde no Regimento Escola de Infantaria, em Marechal Hermes, tendo sido classificado em 1º lugar no Concurso de Titulo de conformidade com o Oficio 582 de 1º junho de 1939 da Diretoria de Saúde do Exercito.

1941
Em 22 de janeiro casou-se com Maria Apparecida Louzada Gomes da Cruz, Professora, poetisa, grande admiradora e incentivadora de sua arte e foram morar na Rua Licínio Cardoso, no Rocha, Rio de Janeiro.

1942
Em 3 de novembro nasce seu primogênito, Mario Augusto.
Existia a possibilidade de ser convocado para o serviço militar, a pedido de sua esposa, ele deu baixa no serviço militar, passando a ser civil, e transferido para o quadro de odontologia da Policlínica Militar da Praia Vermelha.

1944
Em 11 de março, nasce sua filha, Marina Gomes da Cruz.
Em dezembro, de acordo com a determinação do Exmo Sr. General Diretor de Saúde do Exercito foi mandado apresentar-se no Centro de Recompletamento de Pessoal da FEB, afim de auxiliar o serviço odontológico daquele Centro no Quartel da Vila Militar.

1951
Participou do Salão do Clube Militar do Rio de Janeiro, onde recebeu prêmios de viagem à Ouro Preto e Salvador.

1954
Participou do Salăo Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ, e foi premiado com a medalha de prata.

1957
Em 7 de agosto foi desligado de Adido ao Regimento Escola de Infantaria por ter sido transferido por necessidade de serviço para o Posto Medico Militar da Praia Vermelha na Urca,
onde tem seu retrato afixado à entrada.

1958
Participou da mostra “O Trabalho nas Artes” no Museu Nacional de Belas Artes
   
1961
Recebeu o “Prêmio Formiplac” no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

1966
No Salăo Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ, recebeu medalha de ouro.

1970
Conquistou o grande Premio de Viagem ao Estrangeiro, como expositor do Salão Nacional de Belas Artes, onde teve a oportunidade de freqüentar Museus de Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e Itália. 

1973
Inaugurou em 8 de fevereiro após ter cursado a Escola Superior de Belas Artes S. Fernando, em Madrid, uma exposição individual na Casa do Brasil.
Morou em Paris, no Quartier Latin, Boulevard Saint Michel, onde captou elementos para enriquecimento de sua bagagem pictórica. De Paris, rumou para Londres onde realizou uma individual, sob os auspícios da Embaixada do Brasil em Londres. Seu quadro “Ezequiel”, do Aleijadinho figura no acervo da Embaixada do Brasil em Londres, doado pelo artista.
Já em Roma ingressa, por concurso, na Accademia di Belle Arti di Roma.

1982
Em 25 de agosto se aposenta do quadro permanente, como dentista do Exército.

1986
Faleceu no dia 15 de dezembro com complicações agravadas pela diabetes, doença que lhe acompanhou por toda a vida.
Seus restos mortais se encontram no cemitério de Cavaru, no distrito de Andrade Costa, terra onde passou sua infância.