Museu de Arte Vicente Leite do Crato

Museu do Crato - A Arte de Alcides Cruz
Por Edilma Saraiva Rocha

A arte pode ser representada por um símbolo, um objeto ou uma figura desde que ofereça
ao expectador a verdadeira realidade do espírito do artista.
Pintar é uma forma de refletir vida num espaço em branco para se transformar em contemplação.
A pintura de Alcides Cruz possui cores profundas capazes de representar valores essenciais, tem uma autenticidade de exprimir valores puros e fortes. Vi isso  limpo e claro ao
conhecer uma coleção de trabalhos seus. Procura representar as cores do mundo, sem falsidades através das nuances e contrastes. Conseguiu pintar com uma cor interior, a cor da alma do artista.
O seu valor reside no conjunto dos seus quadros, expressando as ideias, os sentimentos até conseguir a comunicação visual. Pintar para ele seria como refletir a vida e a reflexão para a mais pura contemplação.

No quadro do "Professor Valente", preservou os autênticos valores humanos e desse momento se manifesta o prazer artístico em todos os homens. A sua pintura tem o traço forte e firme delineando os contornos do rosto do seu Mestre. A expressão do olhar por detrás das grossas lentes do seu óculos nos revela um brilho expressivo e discreto. A textura é presente nos empastos fartos e colocados com firmeza.
O fundo da tela foi preenchido com toda a sobra da palheta, dando profundidade, luz e sombra a silhueta do homem forte. Um retrato que por si só se impôs perante a tantos trabalhos doados ao Museu de Arte Vicente Leite do Crato, CE, tornando-se o seu representante. E como consequência, ofereceu  o verdadeiro valor humano na pintura. E a prática de pintar dominou o Dr. dentista, o libertou do tédio e da submissão, tornando-se puro prazer.
No mundo de hoje, informatizado, programado, policiado, a Arte é uma das poucas satisfações que nos restam...

Edilma Rocha é artista plástica, restauradora e foi a idealizadora do Museu Vicente Leite, no Crato.
edilma_bibba@hotmail.com